Odontopediatria

O que é Odontopediatria?

A Odontopediatria é a área da Odontologia que cuida do diagnóstico, prevenção, tratamento e controle dos problemas de saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes.

A orientação e os programas de prevenção devem começar durante a gestação e seguir por todo o desenvolvimento da criança para evitar problemas futuros. A criança e o adolescente devem receber acompanhamento constante sobre escovação, uso do fio dental e controle da dieta cariogênica associados ao controle de placa bacteriana, aplicação tópica de flúor e selante.

Por que é importante levar as crianças ao Odontopediatra?

São eles os responsáveis pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Aliás, as mães devem procurar esses profissionais ainda durante a gravidez, enquanto ainda tem um tempinho sobrando, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.

O tratamento para crianças também requer cuidado especial. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.

É importante que os pais conversem com o odontopediatra sobre qualquer experiência ruim que a criança tenha tido para que o profissional saiba ajuda-lo a lidar com esse medo e o tratamento ocorra da melhor maneira possível.

Quais são os procedimentos efetuados por um odontopediatra?

  • Orientação da gestante e conscientização dos cuidados com a saúde bucal do bebê;
  • Monitoramento dos primeiros dentinhos da criança;
  • Acompanhamento da queda dos dentes de leite e nascimento dos dentes definitivos;
  • Controle e prevenção de problemas bucais infantis, como restaurações em dentes cariados, aplicações de flúor e de selante, etc.

O que acontece se eu não levar a criança para ser acompanhada por um Odontopediatra?

Além de a criança não ter total conscientização da importância da saúde bucal, ela pode ficar traumatizada se atendida por algum profissional não especializado no atendimento de crianças. Veja outros riscos de não se levar a criança a um odontopediatra:

  • Nascimento de dentes sobrepostos aos de leite (encavalados);
  • Cárie devido a má higienização, como a famosa cárie de mamadeira;
  • Problemas de convívio social da criança provocada pelo nascimento errôneo dos dentes, como mordida cruzada, dentes apinhados, etc.
PlanoDont
Enviar